Estado do Espírito Santo

 

Nosso Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Sudeste. Faz fronteira com o oceano Atlântico a leste, com a Bahia ao norte, com Minas Gerais a oeste e noroeste e com o estado do Rio de Janeiro ao sul.
Sua área é de 46 095,583 km². É o quarto menor estado do Brasil, maior apenas que Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro.
Sua capital é o município de Vitória, e sua cidade mais populosa, o município de Serra.
O Espírito Santo é, ao lado de Santa Catarina, um dos únicos entre os estados do Brasil no qual a capital não é a maior cidade.
Outros importantes municípios são Aracruz, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pinheiros, São Mateus, Viana e Vila Velha.
O gentílico do estado é capixaba ou espírito-santense.

 

História

Em 1535, os colonizadores portugueses chegaram na Capitania do Espírito Santo e desembarcaram na região da Prainha.
Naquela época, teve início a construção do primeiro povoado que recebeu o nome de Vila do Espírito Santo.
Por causa dos índios terem atacado a Vila do Espírito Santo, o líder Vasco Fernandes Coutinho fundou outra vila, naquela vez em uma das ilhas. Esta vila passou a ser chamada de Vila Nova do Espírito Santo (Vitória).
Enquanto isso, a antiga recebeu o nome de Vila Velha. Houve um tempo, que poucas pessoas conhecem, em que houve a anexação do Espírito Santo à Bahia. Então, a capital da extinta Capitania do Espírito Santo passou a ser Salvador.
Atualmente, a capital Vitória é um importante porto exportador de minério de ferro.
Na agricultura, merecem destaque os seguintes produtos econômicos: o café, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho. Na pecuária, há criação de gado de corte e leiteiro.
Na indústria, são fabricados produtos alimentícios, madeira, celulose, têxteis, móveis e siderurgia.
O estado também possui festas famosas. Entre elas podemos citar: a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante, a Festa da Penha em Vila Velha e o Festival de Arte e Música de Alegre, a Festa do Caboclo Bernardo na Vila de Regência em Linhares.
O nome do estado é uma denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo.
Como curiosidade dessa etimologia, merece destaque o Convento de Nossa Senhora da Penha, símbolo da religiosidade capixaba que abriga em seu acervo a tela mais antiga da América Latina, a imagem de Nossa Senhora das Alegrias.

 

Clima

Ocorrem no Espírito Santo dois tipos principais de climas, o tropical chuvoso e o mesotérmico úmido.
O primeiro domina nas terras baixas e caracterizam-se por temperaturas elevadas durante todo o ano e médias térmicas superiores a 22 °C.
O tipo Am, das florestas pluviais, com mais de 1.250mm anuais de chuvas e com uma estação seca pouco pronunciada, ocorre no litoral norte, no sopé da serra e na região de Vitória; o tipo Aw, com cerca de 1.000mm de chuva e estação seca bem marcada, ocorre no resto das terras baixas.
O clima mesotérmico úmido, sem estação seca, surge na região serrana do sul do estado. Caracteriza-se por temperaturas baixas no inverno (média do mês mais frio abaixo de 18 °C).

 

Litoral

O litoral capixaba é rochoso ao sul, com falésias de arenito, e também na parte central, com grandes morros e afloramentos graníticos a beira mar, o litoral sul-central é muito recortado com muitas enseadas e baias protegidas por rochas e afloramentos rochosos a beira mar, é arenoso ao norte, com praias cobertas por uma vegetação rasteira e extensas dunas, principalmente em Itaúnas e Conceição da Barra.
A 1.140 quilômetros da costa, em pleno Oceano Atlântico, encontram-se a Ilha da Trindade (12,5 km²) e as Ilha de Martim Vaz, situadas a 30 quilômetros de Trindade. Essas ilhas estão sob a administração do Espírito Santo.
O estado possui um litoral mais recortado no centro-sul, e mais mar aberto no norte, o que faz a maior parte das ilhas se concentrarem na parte central do estado, porém o estado possui várias ilhas. Ao todo, são 73 ilhas localizadas na costa do estado, sendo 50 localizadas na capital Vitória.

 

Etnias

O censo do IBGE de 2010 revelou os seguintes números: 1,7 milhão brancos (48,6%), 1,5 milhão Pardos (42,2%), 293 mil Negros (8,4%) e 0,8% amarelos (21,9 mil) ou Indígenas (9 mil).

A população do estado, assim como no resto do Brasil, foi formada por elementos indígenas, africanos e europeus.
O Espírito Santo, no século XIX, contava com uma grande população de origem indígena e africana.

Depois da colonização portuguesa, a partir do século XIX o estado recebeu levas consideráveis de imigrantes, na maioria italianos, mas também alemães, portugueses e espanhóis.

 

Mesorregiões

Uma mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Foi criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui, portanto, uma entidade política ou administrativa. Oficialmente, as quatro mesorregiões do estado são:
Central Espírito-Santense: é uma mesorregião formada pela união de vinte e quatro municípios agrupados em quatro microrregiões.
Pelo fato de nela estar localizada a capital do estado, é a mais populosa, reunindo a maioria da população capixaba.
Municípios importantes dessa mesorregião são Vitória, Vila Velha, Cariacica,Guarapari, Domingos Martins, Serra, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Santa Maria de Jetibá.
É a única mesorregião limítrofe com todas as demais mesorregiões do Espírito Santo.
Norte Espírito-Santense: é a terceira mais populosa do estado, formada pela união de três microrregiões que compartilham quinze municípios.
Municípios mais importantes da mesorregião são Linhares, Aracruz, Pinheiros e São Mateus;
Noroeste Espírito-Santense: é a menos populosa do estado, formada pela união de dezessete municípios agrupados em três microrregiões, além de ser a única do estado onde nenhum de seus municípios tem litoral.
Municípios importantes dessa mesorregião são São Gabriel da Palha, Nova Venécia e Colatina.
Sul Espírito-Santense: é a segunda mais populosa do estado, formada pela união de 22 municípios agrupados em três microrregiões.
Municípios importantes dessa mesorregião são Marataízes, Cachoeiro do Itapemirim e Castelo.

 

Pontos turísticos

As praias de areia monazítica de Guarapari, aconselhadas para a cura de reumatismo e artrose, e o convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, são os maiores pontos turísticos do estado.
Em Vitória, são locais importantes o palácio Anchieta, prédio onde funciona o governo estadual, as igrejas tombadas de Santa Luzia, do Rosário e de São Gonçalo Garcia, o Parque Moscoso, com concha acústica com capacidade para atrair 400 espectadores sentados, o porto, com seu terminal de exportação de minério, as praias: Comprida, Suá, Camburi e do Canto.
A costa capixaba é margeada de belas praias, que recebem muitos turistas — principalmente mineiros que aproveitam o sol e a água do mar e que são trajados de sunga e biquíni, no verão, sobressaindo-se Regência e Pontal do Ipiranga em Linhares, Guriri em São Mateus, Marataízes, Guarapari, Piúma, Iriri, Anchieta e Conceição da Barra, onde se situam as célebres dunas da Vila de Itaúnas.
Nas serras capixabas também são encontrados pontos de grande atração turística, sobressaindo-se Domingos Martins, Santa Teresa, Rio Novo e Venda Nova do Imigrante.
No interior, junto à divisa com Minas Gerais, localiza-se o Parque Nacional do Caparaó.
O pico do Itabira e as pedras do Frade e da Freira (310m), em Cachoeiro de Itapemirim, são o símbolo maior da cidade, onde se pode visitar também a tradicional fábrica de pios de pássaros em madeira.
Os pratos típicos e mais lembrados do estado são a Moqueca Capixaba e a torta Capixaba, feita tradicionalmente nas casas de Vitória durante a semana santa, mas também oferecida durante todo o ano aos turistas nos melhores restaurantes da capital.
Sobressai-se ainda a Moqueca Capixaba, de peixes e frutos do mar cozidos em panelas de barro artesanais, ao molho de urucum.

Venha conhecer o nosso Lindo Estado do Espírito Santo.

 

Achei Guia Comercial em breve na sua cidade

 

Achei Vila Velha Guia Comercial faça agora seu anuncio